Bullet Journal, entenda como funciona esse método de organização

Em 26.01.2017   Arquivado em Agendas, Informação, Organização

Para quem deseja se organizar com agendas é interessante pesquisar alguns métodos de organização, já falei aqui sobre o método GTD, para entender melhor sobre ele, é só acessar o blog que encontra diversos artigos desse assunto.

Hoje vamos conversar sobre um método de organização livre, basicamente um caderno em branco que você escreve o seu dia a dia e seus planos, mas não é simplesmente sair escrevendo, tem que ter um planejamento, e é isso que vamos explicar aqui, dividi em alguns artigos para não ficar muito grande, e mais fácil o entendimento.

Bullet Journal

Bullet Journal

Vamos conhecer o criados do método bullet journal

Esse método foi criado por Ryder Carroll, que é um designer, ele foi percebendo que profissionais como ele, que somente lidava com a tecnologia foi resolvendo usar o papel para poder fazer a organização, e foi por causa disso que ele resolveu criar um método de organização, que intitulou de bullet journal, tudo relacionado a esse método por ser encontrado no site dele, para acessar clique aqui.

Conhecendo um pouco sobre o bullet journal

Como já citei é basicamente um caderno que você usa, não precisa de nada, apenas sair escrevendo, você pode deixar seu caderno apenas com as suas anotações ou sair decorando ele, fica a seu critério essa parte. Mas, basicamente o bullet journal é inserir anotações no seu caderno com ícone ao lado, e esses ícones vão ajudar você a entender.

Conheça os ícones básicos usados no bullet journal

 – Bolinhas para compromissos (.)
  – Caixinha de “check” para tarefas (quadrado desenhado)
  – Hífen para informações importantes ( -)
  – Quando tem asterisco é prioridade (*)
  – Quando tem ponto de exclamação você tem que prestar atenção (!)
  – Nas tarefas quando tem dentro do quadrado um “check” (V) é que concluiu a tarefas, flecha para direita ( () foi adiada e um (X) quando foi cancelada.

Claro que tem outros ícones, para os básicos e mais importantes para começar esse método são esses. Por enquanto vamos falar somente disso, no próximo artigo vamos conversar como ele pode ser usado e ainda as suas sessões.