Dicas de como fazer anotações eficientes em sala de aula

Em 21.12.2016   Arquivado em Informação, Organização

A maioria das escolas, faculdades e cursos estão de ferias, mas daqui a alguns meses volta tudo novamente, a rotina cansativa de estudos, e todo mundo sabe, que é necessário aproveitar cada momento dos estudos, tanto na sala de aula, com o professor e em casa, que é preciso se esforçar para conseguir chegar aonde deseja, mas fazer anotações em sala de aula, é algo bem complicado, você vai anotando e quando vê não entende mais nada, apenas vê um monte de rabisco, e para ajudar quem tem esse problema, vou mostrar algumas dicas de como fazer anotações eficientes em sala de aula.

Dicas de como fazer anotações eficientes em sala de aula

Dicas de como fazer anotações eficientes em sala de aula

Confira como fazer anotações em sala de aula

Estude antes!
Pode parecer estranho, mas estudar o conteúdo antes da aula é um ponto interessante, assim não vai para sua aula totalmente sem saber nada, estudando tem uma base do que vai ser abordado e ainda pode ir tirando as duvidas, pois conseguiu grifar o que é importante e o que não entendeu muito bem.

Livros ou apostilas com espaço para anotação!
Caso você que for fazer a impressão do seu material de estudos, faça isso com espaço para anotação, isso é importante para sempre colocar o que entendeu, aquele pequeno resumo perto da matéria, assim fica mais fácil de entender. Caso não consiga esse espaço, pode ir se organizando com post-it, colando na matéria com o seu resumo.

Dicas de como fazer anotações eficientes em sala de aula

Dicas de como fazer anotações eficientes em sala de aula

Anote o que entendeu!
É sempre bom ter um caderno ou folha do seu caderno mesmo para poder anotar tudo que o professor for explicando na sala de aula, isso ajuda muito no processo de estudar, por isso vai anotando tudo o que você entender que o professor for explicando, lembrando que esse espaço não é algo bonito, apenas precisa estar organizado. E use muitas canetas coloridas para se organizar.

Chegando em casa, releia o caderno de anotações!
Quando chegar na sua casa de uma olhada nesse caderno de anotações, tente organizar ele e estruturas suas ideias, isso é importante, se precisa copie tudo novamente, isso é importante para poder colocar as ideias no lugar, e ajuda a estudar.

Identificar o método de ensino do professor!
Isso é importante para poder conseguir se dar bem naquela matéria, tente entender como o professor ensina, se ele usar livros ou não, se explica rápido ou não, isso vai ajudar a ver qual a melhor opção para poder estudar em sala de aula.