Método GTD, conheça a primeira fase, coletar

Em 05.01.2017   Arquivado em Agendas, Informação, Organização

O primeiro artigo desse método de organização expliquei o que seria o método GTD, e falei que tem cinco fases para poder realizar ele, para entender melhor sobre esse método clique aqui. Agora vamos abordar fase por fase, explicando certinho o que pode ser feito e como deve ser feito em casa fase, para você que está acompanhando esse método pode ir fazendo junto, cada fase vai colocando em pratica na sua vida e assim aos poucos ir se organizando.
Como já falei aqui e volta a falar, não adianta começar um método e achar que vai fazer já no primeiro dia tudo 100%, as coisas precisam de pratica e aos poucos vai se adaptando.

Método GTD, conheça a primeira fase, coletar

Método GTD, conheça a primeira fase, coletar

Método GTD passo a passo, fase de coletar

Essa fase basicamente você vai começar anotar tudo que precisa fazer, seja que vai começar ainda ou está incompleto, é como se fosse uma lista de afazeres, pegue um papel e caneta e comece a anotar tudo, não importa se tem coisas que precisa fazer só no semestre que vem, anote, isso vai ajudar a desvaziar a sua mente, deixando livre para pensar em outras coisas, não importa se não lembra nesse momento, deixe sempre o papel e caneta perto de você conforme for lembrando vai anotando. E não se preocupe em separar por fases da sua vida, isso fica para depois, apenas anote. Abaixo alguns exemplos do que precisa coletar:

Compromissos;
Projetos;
Lista de comprar;
Pendências pessoas;
Pendências profissionais;
Reuniões;
Entre outras.

Dicas para fazer a fase da coleta no método GTD

  – Não pense em organizar tudo de uma vez, nessa fase apenas colete, escreve o que deseja fazer, sai fazendo a sua lista, isso é importante para o próximo passo.

 – Caso não dê para terminar em um dia não tem importância, reserve um tempo do seu dia para parar e pensar nisso, pode ser uns 15 minutos.

 – Sempre temos papeis anotados com recadinhos e compromissos, procure essas anotações, elas serão importantes para essa fase da coleta.

Quando terminar a fase de coleta vai estar com um monte de informação, chamamos isso de caixa de entrada no método GTD, depois de terminar tem que partir para a segunda etapa, o processamento.