Método GTD, se organizando com esse método em uma agenda

Em 12.01.2017   Arquivado em Agendas, Informação, Organização, Papéis

Apesar de tudo está relacionado a tecnologia, e todo mundo ficar grudado no celular, muitas pessoas ainda preferem a velha e boa agenda, o ato de escrever tudo que precisa, já falamos aqui sobre o método GTD, que é de organização e planejamento pessoal, um método dividido em cinco etapas, coletar, processar, organizar, revisar e executar. Para saber mais como funciona, vou deixar os artigos logo abaixo.

Método GTD

Método GTD, coletar

Método GTD, organizar

Método GTD, processar

Método GTD, revisar

Método GTD, executar

Mas hoje vamos conversar como colocar esse método na sua agenda, vou mostrar basicamente como eu me organizo na minha agenda com esse método, para poder ajudar você que está querendo começar e ama se organizar no papel.

Método GTD, se organizando com o papel

Antes de tudo não importa o tipo de agenda que usa, se é um planner, agenda argolada, agenda estilo fichário ou apenas um caderno, isso não vai influenciar no seu método.

Eu resolvi separar uma parte da minha agenda para esse método, como se fosse uma divisória para isso, nela coloquei apenas cinco folhas, uma para cada fase do método GTD, assim nessas folhas vou anotando tudo que preciso sobre esse método, porém não deixei minha agenda de lado, continuo a trabalhar com a caixa de entrada anotando os compromissos e tarefas do dia a dia, mexo com a parte de finanças e as outras partes, e na divisória do método GTD vou organizando de acordo com o que pede esse método, como eu disse antes, esse método sempre vai ser usado, pois sempre vão existir itens para serem incluídos.

Método GTD, se organizando com esse método em uma agenda

Método GTD, se organizando com esse método em uma agenda

Quando chego na parte de definir datas e horários para o que tenho que fazer, tipo montar um calendário, vou passando tudo que determinei para a minha caixa de entrada que é a parte datada da minha agenda, onde posso colocar os compromissos nas datas e horários certos.

Claro que você pode se organizar não somente com papel, com a ferramenta que se sentir a vontade, como aplicativos, computador enfim o que deseja, usar a ferramenta que mais se sente a vontade é um passo para esse método funcionar com você.