Organização em agendas, facilitando o seu dia a dia

Em 10.06.2015   Arquivado em Organização

Oii meninas, voltei para poder falar de mais um assunto com vocês sobre esse mundo de agendas e papelarias, no primeiro artigo falei um pouco sobre os diferentes modelos de agendas. Hoje vamos conversar sobre a organização em agendas, porque não adianta apenas saber qual comprar, tem que se organizar de acordo com a sua vida, assim consegue fazer de tudo e no seu horário certo. Sabemos que o dia a dia é muito corrido, atualmente não estamos mais fazendo uma coisa, é trabalho, faculdade, cuidados com a casa, cuidados pessoal, filhos entre outras tarefas, e para poder ajudar a organizar isso existem diversos métodos, vamos falar de um que uso e me adaptei bastante, a agenda, mas aos poucos vou dando dicas de varias outros, explicando certinho aqui no blog, assim cada pessoa pode ir encontrando a melhor opção. Vamos lá conhecer um pouco dessa organização:

Organização em agendas, primeiro passo

Meninas antes de tudo, para começar a se organizar na agenda você precisa de uma mini organização, parece um pouco estranho isso, mas funciona, coloque em um papel ou caderno tudo que você faz na sua vida, assim deixando na frente dos seus olhos o que precisa organizar, como se fosse uma lista mesmo, aquelas listas de supermercados, que usamos para fazer as compras. Eu quando fiz a minha lista para começar a organização em agendas, fiquei um dia inteiro com esse papel na mão, assim sempre que lembrava colocava algo e no final do dia a minha lista estava pronta, essa lista teve todas as minhas ideias para a agenda, e depois fui colocando em pratica e vendo o que era necessário e cortando outras coisas. É como se fosse uma lista assim, confira abaixo:

Lista

Lista

Organização em agendas, sua vida em abas

Quando comecei a me organizar dessa maneira comprei a agenda tilibra tilifax flex, mas eu gosto de escrever e ela é pequena, e por isso percebi que talvez não seria a melhor opção para mim, então atualmente uso três agendas, daqui a um tempo vou estar mostrando como eu me organizo, mas agora vou passar dicas que vocês podem usar e ser fiel a esses métodos ou apenas tirar como base e “reciclar” eles para a sua vida. Quem lê esse subtítulo acha até engraçado, mas é a pura verdade, vamos transformar a sua vida em abas na sua agenda, separando dessa maneira pode deixar tudo no seu devido lugar e ter acesso sempre, sem bagunça e podendo economizar o seu tempo. Se não entendeu ainda, vou explicar.

Como falei não vou mostrar como faço a minha, por enquanto, mas para vocês poderem entender, vamos a alguns exemplos de abas da vida (Ficou parecendo nome de novela rs). Suponhamos que uma menina faça faculdade, seja muito vaidosa, ajuda a mãe nas tarefas domesticas, faz cursos de inglês e dança e ainda vai a academia, ela faz bastante coisa para pouco tempo, quando falo dividir em abas a vida, é simplesmente colocar um capitulo para faculdade, beleza pessoal, tarefas domesticas, cursos e exercícios físicos, essas abas ou capítulos vão ser separados por divisórias (aquelas estilo fichário mesmo no caso de agendas de argolas), assim cada pedacinho da vida dela vai estar exemplificado, podendo adicionar horários, rotinas, planos, sonhos e tudo que a pessoa ache necessário colocar na agenda. No começo pode parecer difícil de lidar ou até mesmo ser uma coisa meio impossível, mas aos poucos vocês vão se acostumando com essa rotina e se adaptando de acordo com as suas necessidades, uma coisa que eu acho que acontece com todas, não acertamos de primeira, sempre mudamos isso ou aquilo, e na minha opinião sempre vai ser assim, é até hoje comigo. Temos que escrever bem nessas abas, é bom ter um tamanho de agenda bom, que você consiga escrever e ter espaço.

Organização em agendas, uma aba importante

Tudo que falamos no tópico acima é importante, afinal você vai administrar a sua vida com isso, mas uma aba que eu particularmente acho que é importantíssima, é a caixa de entrada, essa aba é aonde você vai anotar tudo que você faz no seu dia a dia, por exemplo, médico, horários de aulas, dentista, compromissos e tarefas, e claro é bom ser um tamanho razoável para sempre levar ela na bolsa.

Organização em agendas, utilizando alguns métodos

Agora vou mostrar para vocês como podemos utilizar de pequenos métodos para poder ajudar na nossa organização. São dois detalhes que eu uso e me ajuda muito nessa rotina de organização. O primeiro são as cores, ai você deve estar pensando, como assim se organizar com cores? Mas elas ajudam e muito, as canetas coloridas podem ser divididas por abas, faculdade usa a caneta rosa, tarefas domesticas caneta azul, beleza pessoal caneta verde e assim por diante, quando você bater o olho na sua agenda vai ver as cores e logo vai perceber que a cor tal é para determinada aba da sua vida, e para ir se acostumando pode fazer uma “colinha” e deixar na própria agenda. Outra maneira é com códigos, assim podendo ver o que foi feito, deixado para outro dia e o que teve algum problema. Confira abaixo como é feito essa organização com códigos:

 

Codigos

Códigos

Esses dois métodos retirei de um blog que fala de organização em geral, achei muito útil e uso no meu dia a dia, mas claro que fui adaptando de acordo com a necessidade, por exemplo, tarefa delegada não utilizo no meu dia a dia. Tanto esses símbolos e cores, uso apenas na caixa de entrada, as outras abas ficam livres com as cores.

Meninas existem diversas formas de se organizar sem e com agendas, essa forma é um começo e é bem simples, depois que eu mostrar a minha organização e também ir dando mais dicas vocês aos poucos vão se adaptando de acordo com o que precisam. Espero que tenham gostado e entendido, e possam aproveitar esses métodos e assim deixar seu dia a dia bem organizado. Mil beijos meus amores. ^^